Serasa Experian e Sebrae criam programa de consultoria para diminuir mortalidade das pequenas empresas

O Impulsiona, programa com foco na melhoria da gestão financeira das empresas, vai dar mentorias a 125 PMEs em 2023. Novidade foi compartilhada com exclusividade a PEGN.

Com o objetivo de diminuir a mortalidade das pequenas e médias empresas brasileiras, Serasa Experian e Sebrae se uniram em um projeto focado em gestão. Chamado de Impulsiona, o programa piloto vai dar consultorias a 125 PMEs de cinco estados em 2023. Serão escolhidas empresas que já tenham enfrentado alguma dificuldade que impediu seu crescimento dentro de um universo de 600 pré-selecionadas pelas duas instituições. A ideia é que, a partir de 2024, o projeto seja nacional, com inscrições abertas ao público.

O Impulsiona, programa piloto com foco na melhoria da gestão financeira das empresas, vai dar mentorias a 125 PMEs durante 2023 (Foto: GettyImages)

"Os pequenos negócios são um terço do nosso PIB, geram mais da metade dos empregos do país, mas mais de 50% deles não sobrevivem por cinco anos. Das 18 milhões de pequenas empresas, mais de 5 milhões estão inadimplentes. O Impulsiona tem um viés de impacto social", diz Roger Cruz, head de Sustentabilidade da Serasa Experian.

Segundo ele, os consultores do Sebrae e da Serasa Experian devem ajudar os empreendedores a mapear as áreas em que a empresa precisa mudar sua gestão, como RH, marketing, vendas e produção industrial. Mesmo assim, o foco do programa é financeiro, já que os problemas econômicos são o principal fator para a mortalidade das PMEs.

Segundo pesquisa da Serasa e do Sebrae, as grandes preocupações dos pequenos empresários e principais causas de mortalidade das empresas são a falta de gestão e a desestruturação financeira – que inclui falta de conhecimento sobre gestão, fluxo de caixa, capital de giro e potencial de investimento. "É um programa customizável. Ao ingressar, o empresário tem um diagnóstico profundo da empresa com um consultor do Sebrae. A ideia é melhorar a saúde financeira do negócio, gerando aumento de faturamento e diminuição do endividamento", afirma Cruz.

Na primeira edição, o Impulsiona ocorre nas capitais do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. Apenas em Recife, o projeto ainda está na fase de seleção das empresas, que deve ser concluída ainda nesta semana. Nas outras localidades, o programa está na fase inicial, de diagnóstico.

O investimento total — de Serasa Experian e Sebrae — foi de aproximadamente R$ 1 milhão. "Os especialistas do Sebrae vão atuar em competitividade, capacitação e consultorias. Já a Serasa Experian é a idealizadora e dará acompanhamento na gestão financeira dos empresários", explica.

Até agora, as 100 empresas já selecionadas se encontram majoritariamente em quatro setores: comércio varejista, imobiliárias, indústria e serviços. De acordo com o gerente, 70% são microempresas, 22% são MEIs e 6% são negócios de pequeno porte. Do total atual, 67% são empresas jovens, com até cinco anos de existência.

voltar